IPVA 2014 no Rio Grande do Sul – Valor do Imposto pode ter Redução de 15%

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (No Ratings Yet)

     





O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda), anunciou uma redução média sob a cobrança do IPVA nos veículos do Estado. A redução será de 4,1% em 2014, ainda assim haverá descontos de até 15% sob o valor total para aqueles motoristas que não foram multados no ano de 2013. Além disso, serão oferecidos outros descontos aos proprietários de veículos.

O prazo para a quitação do IPVA vence no dia 2 de janeiro de 2014 e será oferecido o desconto de 3% para os motoristas que efetuarem o pagamento até esta data. O percentual pode aumentar para 5% caso o contribuinte tiver cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, cujo prazo para o cadastro terminou no dia 15 de novembro.

O contribuinte que optar pelo parcelamento também terá direito a desconto. Basta solicitar o parcelamento, que pode ser feito em até três vezes, nas datas de 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 31 de março, com descontos de 3%, 2% e 1%, conforme o mês. Aqueles que optarem pelo pagamento a partir de Abril não terão direito aos descontos. O prazo vence em julho, conforme os dois últimos números das placas.

Outra variante que determina o valor da cobrança do IPVA é o ano de fabricação do veículo, o que resulta em abatimento na hora de calcular o valor do imposto, que pode ser superior a 4,1%. O modelo também influi no valor cobrado, sobretudo nos veículos usados.

Vale ressaltar que as vendas de carros usados não foram significativas durante o ano de 2013. Contudo, houve uma pequena recuperação nos últimos meses, com aumento de 3,8% no número de vendas de veículos seminovos, de acordo com os dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).

Por Robson Quirino de Moraes


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?

*





RSS RSS (comentáos)